sábado, 26 de março de 2011

Tipos de Crente (Eli Cunha)

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. (Mateus 25.1-13)
   Naquela época, o costume quanto ao casamento era baseado em acordo feito entre as famílias do casal. Todo esse ritual era feito nas ruas, tendo todo o povo como testemunha. A sociedade acompanhava todo o processo, pois a festa atraía-os.
         Mas o mais foco desta mensagem são os tipos viúvas relatados no texto acima: as prudentes e as néscias.
         Os néscios estão em todo lugar. Na igreja também é possível encontrar aqueles que não têm e não querem nenhum compromisso com Deus. Usam máscaras e pensam que por estarem longe da visão do líder e do pastor, não sofrerão nenhuma consequência. Mas a bíblia diz em Salmos, que Deus sonda o nosso coração e conhece todos os nossos caminhos, as nossas atitudes.
E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24.3-14)
            Analisando os tipos de crentes, podemos concluir, juntamente com o texto acima, que a vinda de Jesus está próxima. Quantas pessoas matam seus filhos, pais matando filhos, filhos matando pai, entre tantas outras coisas que estamos vendo atualmente. Todos esses são sinais na vinda do nosso Senhor.
         Em contrapartida podemos contemplar os crentes prudentes, que são aqueles que têm a certeza, a convicção do Reino em suas vidas. Esse tipo de crente tem o discernimento, em Deus, para agir, falar... O Senhor tem prazer nesses. Eles estão atentos à Palavra de Deus. Não aceitam a mentira, a falsidade. Buscam a restauração de vidas e se preocupam com a vontade de Deus.
 Quando somos prudentes, somos compromissados, somos intercessores. Oramos pelos nossos pastores, jejuamos, renunciamos. E pra esses a bíblia diz que tem uma consequência.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Apocalipse 2.7)
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, (Apocalipse 2.26)
         O crente prudente é cheio de autoridade.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Apocalipse 3.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário