domingo, 1 de maio de 2011

Culto de Primícias. A UNÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias. (1 Reis 17 1.16)
      PRECISAMOS RECONHECER QUE O QUE FAZ A DIFERENÇA NA VIDA UMA PESSOA É A UNÇÃO! E PRA TER ESSA UNÇÃO, É PRECISO FAZER E TER ALGUMAS COISAS, DENTRE ELAS O DIRECIONAMENTO.
        ELIAS FOI UM HOMEM CONHECIDO COMO PROFETA DO FOGO. 
       JESUS PREGOU UM EVANGELHO DE FOGO. DE GÊNESIS A APOCALIPSE VOCÊ VERÁ DEUS SE MANISFESTANDO ATRAVÉS DO FOGO.  ESPÍRITO SANTO DESCENDO E SE MANIFESTANDO ATRAVÉS DO FOGO. O FOGO SEMPRE FOI SÍMBOLO DA MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS.
   MUITOS TÊM APENAS CONHECIMENTO DESSE FOGO, MAS NÃO POSSUEM A EXPERIÊNCIA QUE ESSA FOGO TRAZ. OUTROS POSSUEM APENAS O FOGO MAS NÃO TÊM O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA SE LIDAR COM ALGUMAS SITUAÇÕES QUE É PRECISO QUANDO SE TEM O FOGO DO ALTÍSSIMO. 
       É NECESSÁRIO O CONHECIMENTO E A UNÇÃO PARA QUE SE TENHA UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA, CHEIA DA GRAÇA DE DEUS. A PROVA DISSO QUE ACABAMOS DE DIZER É O PRÓPRIO JESUS. ELE CRESCIA EM GRAÇA E CONHECIMENTO DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. (Lucas 2.52)
         BOM, PRECISAMOS ENTENDER QUE DEUS RESPALDA A PALAVRA DOS PROFETAS. DIANTE DISSO PASSAMOS A COMPREENDER A ATITUDE DE DEUS EM MANDAR O CORVO PARA CUIDAR DO PROFETA. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE O CORVO COMIA CARNE, JUSTAMENTE O ELEMENTO QUE DEUS MANDAVA PARA O PROFETA. O CORVO DEIXANDO AQUELA "ENCOMENDA" JÁ ERA UM MILAGRE. IMAGINE SÓ ELE LEVANDO CARNE! QUANDO DEPENDEMOS DA UNÇÃO, MESMO DIANTE DA DESGRAÇA E DA MISÉRIA SEMPRE VIRÁ A PROVISÃO DO SENHOR.
          DEUS LEVOU ELIAS MUDAR A VIDA DAQUELA VIÚVA. 
       ESSE MESMO ELIAS É O MESMO QUE ENFRENTOU OS PROFETAS DE BAAL. QUEM TEM A UNÇÃO DE DEUS VAI COMEÇAR A FAZER POUCO DO DIABO. INTERESSANTE LEMBRAR QUE DEUS RESPALDO AO PROFETA COM FOGO. 
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. (1 Reis 19. 4-7)
Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.  (2 Reis 2. 1-14)
        A UNÇÃO TE FAZ UMA PESSOA DIFERENTE. O QUE HAVIA DE DIFERENTE NA VIDA DE ELIAS NÃO ERA A SUA PALAVRA, OU AS SUAS VESTES. ERA O NÍVEL DE UNÇÃO E GRAÇA QUE FAZIA ESSA DIFERENÇA NA VIDA DELE.
        MUITOS SEMPRE PEDEM A MESMA COISA. DESCONHECEM QUE A UNÇÃO TEM O PODER DE CONCEDER TODOS OS DESEJOS.
       DEUS TE CHAMOU PARA QUE VOCÊ FOSSE DIFERENTE. AS PESSOAS PRECISAM VER QUE HÁ ALGO DIFERENTE EM VOCÊ. AS PESSOAS PRECISAM VER QUE O QUE HÁ DE DIFERENTE EM VOCÊ NÃO É A FORMA COM QUE VOCÊ USA AS PALAVRAS OU A ROUPA QUE VOCÊ USA. MAS QUE ESSA DIFERENÇA ESTÁ NA UNÇÃO E NA GRAÇA DE DEUS SOBRE TI. A UNÇÃO DE DEUS TE FAZ VER AS MARAVILHAS DO SENHOR.
          A UNÇÃO É TRANSFERÍVEL! EM OUTROS TEXTO DE 1 REIS VOCÊ PODE VER QUE EM UM CERTO MOMENTO QUANDO HAVIA UM ENORME EXÉRCITO POSTO EMBAIXO DO MOMENTO PARA MATAR ELISEU, DEUS MANDOU UM EXÉRCITO MAIOR DO QUE AQUELE QUE ESTAVA À ESPERA DO PROFETA. ELISEU PODE VER MARAVILHAS!
       ELIAS OPEROU 7 MILAGRES. ELISEU, 13. O DIABO, QUERENDO PROVAR DE ALGUMA FORMA A FIDELIDADE DE DEUS, QUESTIONOU A FALTA DO 14º MILAGRE. DE REPENTE, UM HOMEM SENDO CARREGADO, JÁ MORTO, FOI COLOCADO DIANTE DO TÚMULO DE ELISEU E ELE RESSUSCITOU! O DÉCIMO QUARTO!!!
             A UNÇÃO DE DEUS TE FAZ ATRAENTE.
          ELIAS E ELISEU ERAM PROCURADOS EM DEMASIA. JESUS ATRAÍA AS PESSOAS, POIS HAVIA UNÇÃO SOBRE A VIDA DELE. MUITOS QUEREM ATRAIR, CONQUISTAR PELA ESTÉTICA OU POSSES. MAS SÓ A UNÇÃO ATRAI!   
       EM UM CERTO DIA, EM UM RETIRO DE CARNAVAL, EU HAVIA PEDIDO A DEUS O BATISMO NO ESPÍRITO. E EM ORAÇÃO, COM O MISSIONÁRIO JADIELSON, HOJE PASTOR EM CAXIAS, EU PEDI AO SENHOR ESSA UNÇÃO E ORAVA BAIXINHO, QUANDO O MEU PARCEIRO EM ORAÇÃO OLHOU PRA MIM E DISSE: "MARCOS, VOCÊ PRECISA TER TESÃO!" ASSUSTADO EU NÃO HAVIA ENTENDIDO O QUE ELE QUERIA DIZER COM AQUELA PALAVRA. MAS DEPOIS EU COMPREENDI QUE TESÃO QUERIA DIZER 'INTENSIDADE', 'FORÇA'. DEPOIS DISSO EU RECEBI A UNÇÃO TÃO DESEJADA, POIS ENTENDI QUE EU PRECISAVA DE ALGO MAIOR E FAZER, TAMBÉM, ALGO MAIOR DO QUE EU POSSUÍA.
              A UNÇÃO NOS FAZ VENCEDORES.
             
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. (Joel 2. 28)
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. (Atos 2.1-3)
           Só há uma forma de fazer a unção de Deus chegar sobre a tua vida: arrependimento e dependência Dele.

Um comentário:

  1. Gostei do comentário, só não concordo com a transferência de unção, em nenhum dos textos citados acima houve transferência de unção, se analisarmos o texto Elizeu disse: Peço que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim e não porção dobrada do Espírito que está sobre ti, eis ai uma grande diferença, ele queria o mesmo fervor, a mesma eloqüência, autoridade, coragem, ele fala de teu espírito com letra minúscula e não do Espírito que está sobre ti o Espírito Santo. Elizeu já tinha a unção de Deus, pois a unção de Deus é dada quando aceitamos o cristo vivo como nosso Senhor e Salvador, o apostolo João em sua primeira carta no capitulo 2.20,27 diz: Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento...27 E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei. Aqui aprendemos que a unção é adquirida e não transferível, o Senhor Jesus pelo seu Espírito dá a cada um a unção e não a transfere por intermédio de outros.
    Outro momento é quando Elizeu entrega o cajado para Geazi e manda que ele vá e coloque sobre o garoto que havia morrido ele assim o fez e nada aconteceu, porque Elizeu tinha unção e Geazi não, e Elizeu não a transferiu. Também em Mateus 25 as virgens prudentes não deram azeite as virgens loucas mas as mandou comprar porque unção tem preço e cada um deve buscá-la e o Senhor dará.

    ResponderExcluir