sábado, 9 de abril de 2011

RAZÕES BÍBLICAS PARA AS REUNIÕES DE CÉLULAS (Pr. Marcos Sérgio)

Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, (Atos 20.20)
             Importante atentarmos para a palavra 'publicamente' e para a expressão 'de casa em casa'. Jesus nos ensinou que devemos estar atentos às duas formas de pregação e atuação do evangelho.
E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. (Atos 20.9)
           A igreja atual perdeu umas das asas. A asa da igreja nas casas foi perdida. Ficou apenas a reunião comporativa. Se a igreja continuar com apenas uma das asas, o objetivo do Senhor não será alcançado. A Visão Celular é essa segunda asa que está sendo restaurada na igreja de hoje. Chamamos 'célula' o grupo que se reúne nas casas, a segunda asa.
            A igreja não começou nos templos. A igreja de Jesus começou nas casas. É importante salientarmos isso!
E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa (Filemon 1.2)
           A igreja de Filemon gerava milhares de discípulos. Você acha que esse versículo se refere à igreja corporativa. Não! Aí está a segunda asa. A igreja se reunindo nas casas.
Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. (Colossences 4.15)
Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.  (Romanos 16.3-5)
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos 2.46)
        Será que as duas reuniões comportava o mesmo público? Claro que não. A igreja funcionava com as duas asas: templo e casas.
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. (Atos 5.42)
E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.
Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.
E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos. (Atos 19.8-10)
De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. (1 Coríntios 11.20)
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. (1 Coríntios 11.22)
          Todos esses versículos mostram claramente a atuação da igreja com as duas asas. 
          Deus está restaurando a visão de crescimento na igreja de hoje.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (1 Coríntios 14.23)
           Não quero que atentes aqui para o contexto da exortação de Paulo em relação à igreja. Mas é importante observar o contexto envolvido quanto à reunião nas casas.
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, (Atos 2.41)
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Coríntios 14.26)
1) Relacionamento
2) Toque Pessoal
3) Funcionalidade dos Dons
         Quando o texto acima fala da atuação de cada um dentro da igreja, podemos concluir logicamente que o texto mostra o relacionamento celular. Pois seria impossível toda a igreja participar como descrito no texto.
           Somos protetores uns dos outros. A igreja celular promove esse tipo de relacionamento, relacionamento com intimidade.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus meu amado pastor

    Fiquei confuso, em relação a questão de reunião em casas conforme meu amado pastor menciona.

    MAS VAI UMA DICA:

    1 - Na epoca existia as sinagogas
    2 - Reunião nas casas porque não existia templos
    3 - Havia perseguição, por isso a reunião nas casas.
    4 - Nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, nunca deu asas a ninguem, nem a sua preciosa igreja.
    5 - ELE nunca deu autoridade pra ninguem querer fazer o que estão fazendo com a igreja DELE.
    6 - O meu amado pastor está certissimo ( MAS DEIXA ESSA COISA DE ASA E DE CÉLULA) isso é coisa da Igreja Local.

    Fica na benção, que O SENHOR NOS ABENÇOE E NOS GUARDE - amem.

    ResponderExcluir